Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Covilhete vai ganhar certificação e confraria

Quem o diz é esta notícia, que transcrevo na integra.

O covilhete, ex-libris gastronómico de Vila Real, vai ser certificado e dar origem a uma confraria, cujo objetivo passa pela sua promoção e pela preservação das suas receitas e tradições a ele ligadas. O covilhete, ex-libris gastronómico de Vila Real, vai ser certificado e dar origem a uma confraria, cujo objetivo passa pela sua promoção e pela preservação das suas receitas e tradições a ele ligadas. O primeiro passo foi dado no Dia de Santo António ao juntar a autarquia e as pastelarias e padarias do concelho numa iniciativa conjunta denominada “Covilhete à mesa de Santo António”. Depois de uma caminhada cultural, os participantes reuniram-se no Museu de Arqueologia e Numismática para provar o salgado que é uma das referências gastronómicas do concelho.
“É tradição que neste dia se coma covilhetes com arroz no forno. Quisemos reviver essa tradição e oferecemos covilhetes à população”, afirmou a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida.
Para promover o covilhete, a autarquia vila-realense vai avançar com a certificação deste produto que é único no País, e também lançar uma confraria para dinamizar a sua promoção. “Vamos juntar as pastelarias e agentes culturais para podermos avançar com o processo de certificação do covilhetes para que as pessoas passem a ter a certeza que estão a adquirir um produto único e de qualidade”, sublinhou a vereadora.
A confraria deverá reunir pessoas ligadas à confeção do covilhetes e agentes culturais para estimular a promoção do covilhete enquanto ex-libris gastronómico. “O objetivo é dinamizar ações de divulgação e preservar as receitas e tradições ligadas ao covilhetes”, revelou Eugénia Almeida, que espera que o processo “avance rapidamente”.


E são muito bons, aviso desde já!

Sem comentários: