Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vinho da Casa #5: Grambeira Douro Tinto 2007

Grambeira Douro Tinto 2007



Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional,


Da Revista dos Vinhos, de quem foi oferta, -que é como quem diz- dizem isto do vinho:

'A fruta madura típica do Douro assalta o aroma de forma vibrante. Na boca mostra-se bastante atractivo, com corpo cheio, as notas frutadas de compotas frescas realçadas pela leve sugestão de madeira e fumo. Acetinado, polido, harmonioso e convincente. (14%)'







O que diz o rótulo:
 Denominação de origem controlada;
Produzido e engarrafado na propriedade do produtor;
Localização: Douro Superior;
Solo: Xistoso;
Casta: Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional,
Estágio em madeira:11 meses
Desejamos que sinta tanto prazer, quanto nós a fazer este vinho.



O produtor: Frederico Meireles, que aqui descreve assim:

Em 1994 três dos filhos da Família Meireles, Frederico, Afonso e Manuel, enólogo, técnico agrícola e militar, respectivamente, resolveram dinamizar a pequena exploração agrícola da família localizada no Douro em Beira Grande-Carrazeda de Ansiães entendiam que com a “prata da casa” reuniam condições para levar por diante um projecto motivador na vertente vitivinícola. E foi o que aconteceu.
Logo nesse ano reestruturam a pequena Adega da Família, aproveitam os lagares para vinificar os tintos e apetrecham a adega com moderna tecnologia para a produção de brancos. Os resultados foram rápidos, na primeira colheita, 1995, no 1º Concurso da Casa do Douro-conseguiram um primeiro lugar em brancos e um segundo em tintos, a partir de então os seus vinhos, nomeadamente o Grambeira Branco, têm conquistado um lugar de referência na Região.
…. Em 1996 iniciam o processo de reestruturação das vinhas, com selecção de castas e plantação por talhões. Processo muito lento e que desde então não tem parado.
Actualmente, e com o propósito de afinar alguns métodos de vinificação, estão a construir uma nova Adega, aproveitando toda a tecnologia existente na anterior, mas introduzindo novos conceitos de produção, a par, dos contínuos investimentos na viticultura. Pretendem assim paulatinamente continuar a melhorar a qualidade proporcionando aos seus clientes momentos inesquecíveis.

Sem comentários: